BRAGA LANÇA LIVRO EM BRASÍLIA

Graças às suas bem-humoradas charges recebeu três vezes consecutivas o Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo. "A charge do Braga representa a crítica político-social. O artista expressa graficamente sua visão de situações cotidianas, de forma burlesca e humorística. Como desenho crítico, satiriza poderosos por seu importante papel social", escreve o artista plástico Danilo de S´Acre sobre o livro de Braga. Acrescenta, também, que Braga, com um desenho direto e objetivo rói, corrói e constrói, e refaz situações estéticas sucintas de puro prazer da elegância artesã debochadas. "Braga é isso: uma charge cheia de graça", completa.
Braga utiliza a arte em suas várias formas para imprimir sua opinião, com isso escreveu, em parceria com Dinho Gonçalves, em 1995 a peça Tempo de Solidão, que virou livro em 1996 e espetáculo premiado em dois festivais no Paraná (Femucic e Fenata) em 1997. Neste período começou a desenhar charges e cartuns nos principais periódicos do Estado, sendo o jornal Página 20 o que o notabilizou, onde também emprestava seus conhecimentos na área de propaganda e marketing.
Em 2004 ganhou seu primeiro Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo, na categoria charge, o que se repetiu nos dois anos seguintes. O reconhecimento o incentivou a publicar, em 2006, o livro Charges do Braga: história desenhada. Uma coletânea de trabalhos que retrata o cotidiano de pessoas comuns, costumes e fatos da vida política no Brasil e no exterior.
Hoje, Braga vive no Rio de Janeiro de onde mantém seu Bragger http://cartunistabraga.blogspot.com/, um blog de charges e impressões sobre o cotidiano, a arte e a cultura. Braga continua publicando suas no Jornal do Interior - que circula em Barbosa Ferraz e Corumbataí (PR) - e, agora, na Agência Amazônia http://www.agenciaamazonia.com.br/, que o trouxe a Brasília para lançar seu livro. Ter em mãos o livro de Braga é a garantia de boas gargalhadas.
Contatos:
Chico Araujo
61.8134.8121/ 8413.9822
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home