PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

sexta-feira, outubro 19, 2007

BRAGA LANÇA LIVRO EM BRASÍLIA

Na quarta-feira, 24, o brasiliense terá uma oportunidade ímpar. Conhecer a genialidade do cartunista Francisco Braga. Cearense de Fortaleza, Braga viveu 14 anos em Rio Branco, no Acre, onde trabalhou na maioria dos veículos da imprensa daquele Estado. Ele apresenta ao público de Brasília seu livro História desenhada – Charges do Braga, uma coletânea de 200 charges sobre temas variados. É um livro para fazer rir e refletir. Tudo porque Braga exprime em suas charges, e de forma divertida, a realidade brasileira, da qual é observador atento. O humor, portanto, caminha nas páginas de seu livro.

Graças às suas bem-humoradas charges recebeu três vezes consecutivas o Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo. "A charge do Braga representa a crítica político-social. O artista expressa graficamente sua visão de situações cotidianas, de forma burlesca e humorística. Como desenho crítico, satiriza poderosos por seu importante papel social", escreve o artista plástico Danilo de S´Acre sobre o livro de Braga. Acrescenta, também, que Braga, com um desenho direto e objetivo rói, corrói e constrói, e refaz situações estéticas sucintas de puro prazer da elegância artesã debochadas. "Braga é isso: uma charge cheia de graça", completa.

Braga utiliza a arte em suas várias formas para imprimir sua opinião, com isso escreveu, em parceria com Dinho Gonçalves, em 1995 a peça Tempo de Solidão, que virou livro em 1996 e espetáculo premiado em dois festivais no Paraná (Femucic e Fenata) em 1997. Neste período começou a desenhar charges e cartuns nos principais periódicos do Estado, sendo o jornal Página 20 o que o notabilizou, onde também emprestava seus conhecimentos na área de propaganda e marketing.

Em 2004 ganhou seu primeiro Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo, na categoria charge, o que se repetiu nos dois anos seguintes. O reconhecimento o incentivou a publicar, em 2006, o livro Charges do Braga: história desenhada. Uma coletânea de trabalhos que retrata o cotidiano de pessoas comuns, costumes e fatos da vida política no Brasil e no exterior.

Hoje, Braga vive no Rio de Janeiro de onde mantém seu Bragger http://cartunistabraga.blogspot.com/, um blog de charges e impressões sobre o cotidiano, a arte e a cultura. Braga continua publicando suas no Jornal do Interior - que circula em Barbosa Ferraz e Corumbataí (PR) - e, agora, na Agência Amazônia http://www.agenciaamazonia.com.br/, que o trouxe a Brasília para lançar seu livro. Ter em mãos o livro de Braga é a garantia de boas gargalhadas.

Contatos:
Chico Araujo
61.8134.8121/ 8413.9822

Marcadores: ,

FOTOS PITTER LUCENA