PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

quinta-feira, fevereiro 26, 2009

SESSÕES QUENTES NO SENADO

Literalmente os trabalhos no Senado Federal começaram quentes depois do carnaval. O condicionador de ar resolveu entrar em pane e causar um calor de quase 30 graus. No rádio corredor, que tudo sabe dos acontecimentos da Casa, ouviam-se rumores de que a quebra do aparelho havia sido ordens do presidente José Sarney, para o processo de economia de gastos de 10% no Senado.

Servidores acostumados com a temperatura de 20 graus no interior dos gabinetes reclamavam como bode na chuva. Outros que fazem piadas de qualquer coisa deram idéia de levar os computadores para o estacionamento, local onde corria uma brisa fresca e ainda fumar a vontade. Quinta-feira de carnaval não é moleza e com um calor beirando os 30 graus é uma brabeza.

Pelos menos para uma coisa o calor serviu: todos os gabinetes ficaram de portas escancaradas. Funcionários com abanos nas mãos e conversas pelos corredores deram o tom do dia na casa do povo. Na televisão, programa de notícias dava conta de um transatlântico estava quebrado cerca de 15 quilômetros de Punta Del Leste, no Uruguai. Os passageiros, entre eles 300 brasileiros desafortunados, sofriam com a falta de água e energia elétrica. Com certeza estavam sem ar-condicionado também. Grande coisa ficar no calor em auto-mar e num navio de luxo.

Nos trabalhos do Senado a sessão do dia estava mantida com início para as 14 horas. Mas será que o ar-condicionado do plenário está pifado? Não se sabe. Eu não fui verificar. Mas acredito que não. Afinal o plenário é o palco dos grandes debates políticos do país. São 14 horas e nada do ventinho frio. Como para bom entendedor risco se ler Francisco, os trabalhos começaram quentes, mas a sessão do dia, essa deverá ser fria como sempre. Vou lá fora pegar um pouco de ar frio e volto mais tarde.

FOTOS PITTER LUCENA