PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

segunda-feira, setembro 22, 2008

GOVERNADOR DE PANDO ORDENOU PARAR OS CAMPONESES

O governador de Pando, Leopoldo Fernández, admitiu à justiça boliviana, na quinta-feira (18), ter ordenado seus funcionários a interceptarem a marcha de camponeses até a capital do departamento, Cobija. Ele é acusado pelo massacre de, pelo menos, 16 agricultores, no dia 11, na cidade de Porvenir. “A última coisa que eu disse ao Serviço Departamental de Estradas foi 'vão lá e me abram essas valetas. Se não tem formas de parar, me abram essas valetas'”.

Dia 16, Fernández foi detido pelas Forças Armadas na sede do governo departamental. Desde então, permanece preso em La Paz.

Na postagem abaixo confira o vídeo do massacre dos camponeses em Pando.

Fernández se referiu aos buracos abertos na estrada para impedir que a marcha seguisse. Logo depois que os camponeses decidiram voltar, abriu-se fogo contra eles. O juiz que interrogou Fernández afirmou que “o imputado, em sua exposição, estabeleceu que tinha conhecimento do que acontecia dias antes e no mesmo 11 de setembro, quando de registraram mortes de muitas pessoas, inclusive de inocentes”.

Os veículos do Serviço Departamental de Estradas foram identificados por várias testemunhas, que afirmaram que eles trouxeram homens armados em suas caçambas. O juiz disse, ainda, que, com essa ação, o governador de Pando colaborou para a possibilidade de ocorrer confrontos, o que, de fato, aconteceu, “apesar de assinalar que tentou apaziguar os ânimos e não chegar ao enfrentamento”.

Ainda na quinta-feira, foram encontrados mais dois corpos em Porvenir, de uma criança de dois anos e de um camponês adulto.

Acusado de promover o massacre de camponeses em seu departamento, Fernández está preso desde o dia 16.
Na postagem abaixo assista o vídeo do massacre de Pando ocorrido dia 11 de setembro.

Marcadores: ,

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA