PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

quinta-feira, dezembro 28, 2006

AGORA SOMENTE A VERDADE

Analisando a frase do governador eleito do Acre, Binho Marques, ao afirmar que em seu governo a imprensa vai falar somente a verdade, fico matutando com meus botões que tudo que foi veiculado nos órgãos de comunicação, anteriormente, era mentira. Claro que muitas coisas foram reais. Vejamos: asfaltar 10 quilômetros de estrada e depois fazer festa de inauguração foi fato corriqueiro que a imprensa acreana soube reproduzir, em picadeiro, a façanha do governo. Queremos ver no dia em que sentar na cadeira de governador cumprir essa afirmação.

Reproduzindo a frase do governador Binho Marques publicada no site Notícias da Hora: “Eu jamais ligarei para editor de jornal para pedir ou censurar nada”. Muito bonita, democrática, palavra de estadista. Mas não faz muito tempo, apenas oito anos, o atual governador Jorge Viana, disse a mesma coisa durante uma reunião com a diretoria do sindicato dos jornalistas. À época Jorge Viana afirmou que a imprensa seria tratada com respeito: “a imprensa e os jornalistas serão meus olhos para trabalharmos em conjunto, isto é, mostram os erros administrativos e, eu, os corrigirei”. Ledo engano. A história nos mostrou exatamente o contrário do discurso.

Binho Marques tem afirmado várias vezes que é diferente de Jorge Viana. Graças a Deus. Mais quatro anos sob o jugo do vil metal no controle da imprensa, nunca mais. Assim como Jorge, Binho é muito inteligente nas questões técnicas e administrativas. Não se sabe no trato com a imprensa. Mas não será muito difícil essa tarefa porque os órgãos de comunicação do Acre estão sob as asas do governo. Está tudo dominado. O complexo de comunicação O Rio Branco, único a fazer oposição ao governo do PT, jogou a toalha depois das eleições de outubro. Acabou. O governo petista matou no cansaço todos seus adversários.

O novo governador terá muitas dores de cabeça para cumprir o que disse sobre imprensa livre. Seu primeiro problema será Jorge Viana que não permitirá abrir mão das amarras que colocou na mídia acreana. Viana não será louco em permitir que a imprensa seja libertada para colocá-lo em maus lençóis em reportagens investigativas quando governava o Estado. É jogar contra o patrimônio. Isso nunca. Jamé, como se diz em bom acreanés. O que mais preocupa é o costume. Quando se mama nas tetas do poder ninguém tem coragem de fazer qualquer coisa contra seu patrão. Mesmo que as atitudes sejam contrárias aos anseios da sociedade que clama por verdades.

Regina Casé desnudou a capital do Acre quando apresentou no Fantástico, da Rede Globo, a periferia de Rio Branco. Crianças fora da escola, esgotos a céu aberto, ruas intrafegáveis, pais desempregados, fome e miséria que assolam nos bairros afastados do centro da cidade. Com certeza esse material jornalístico não passou pela secretaria de censura do governo da florestania. Ou será o que material veiculado na Globo não é a mão do Binho quanto à promessa da imprensa livre no Estado? Pelo sim, pelo não, é aguardar os caminhos que serão traçados por um governador, que num passado não muito distante, era anarquista de carteirinha. Mas, como todo mundo merece crédito, sucesso ao Binho.

Para não esquecer o que disse Binho Marques sobre a imprensa: “não irei impor nada. Com a imprensa somente a verdade prevalecerá”. E por final disse: “eu sou um cara legal”. Vamos esperar para ver uma nova história.

0 Comments:

Postar um comentário

Links to this post:

Criar um link

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA