PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

terça-feira, março 17, 2009

Trabalho em excesso pode causar depressão, estresse e problemas de memórias

Uma pesquisa liderada por cientistas finlandeses afirma que excesso de trabalho pode aumentar o risco de declínio mental e, possivelmente, de demência - termo genérico que descreve a deterioração de funções como memória, linguagem, orientação e julgamento.

O estudo, publicado no "American Journal of Epidemiology", analisou mais de 2 mil funcionários públicos britânicos de meia idade. Descobriu que aqueles que trabalhavam mais de 55 horas por semana tinham menos habilidades mentais do que os que faziam o horário normal.

Quem trabalhava demais apresentou problemas com a memória de curto prazo e lembrança de palavras. Os pesquisadores afirmam ainda que o excesso de trabalho pode causar depressão, estresse e aumento de problemas do sono e do risco de doenças cardiovasculares.

Por outro lado, uma pesquisa da Universidade Queen's de Belfast, no Reino Unido, concluiu que fazer sexo de manhã melhora o funcionamento de diferentes órgãos, reforça as defesas imunológicas e melhora a circulação. Além disso, permite queimar calorias, reduz o risco de diabetes, fortalece ossos e músculos, e ajuda a aliviar a artrite e dores de cabeça.

Capital Humano

FOTOS PITTER LUCENA