PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

segunda-feira, agosto 04, 2008

CASAMENTO COLETIVO

No sábado, dia 2 de agosto, vivi mais uma grande emoção na minha vida. Coloquei uma grossa aliança na mão esquerda, juntando de uma vez por todas os trapos com Sonia Vogth, a mulher com quem convivo há mais de 15 anos. O casamento coletivo contou com 1.302 casais no estádio Arena da Floresta, em Rio Branco, no Acre. Imagine que se apenas um casamento gera tantas emoções, então viaje na sensação de estar com mais de duas mil pessoas dizendo sim ao mesmo tempo. Casaram também meu amigo Jorge Luiz e sua Ibemar Suzuki.

A cerimônia é coletiva e a emoção também. O ritual segue todas as etapas de um casamento, com marcha nupcial, sermão do juiz, troca de alianças, beijo, chuva de papel picado e muita comemoração. Nesta edição do casamento coletivo, que acontece desde 2004, 1.302 casais oficializaram a união, mais um recorde do Projeto Cidadão.

O governador Binho Marques desejou aos casais muita alegria, ressaltando que o Estado vive um momento ímpar de sua história e desenvolvimento e que o Acre será mais feliz se as famílias forem mais felizes.

O casal mais novo e o mais velho a participar da cerimônia representou os demais participantes perante o juiz Marcelo Badaró, titular da Vara de Registros Públicos. Deoclesiano Clemente de Souza, 98, e Maria da Silva Alves, 76, oficializaram a união de mais de 60 anos. Ela casou aos 14 anos, teve nove filhos e apenas quatro estão vivos.

Thanúria de Lima Oliveira, 16, era a noiva mais jovem da cerimônia. Mãe de Jamile, de dois meses, e evangélica, decidiu oficializar a união com Antônio José Paiva da Silva, 23, seguindo os conselhos que recebeu na igreja que freqüenta.

O coordenador do Projeto Cidadão, desembargador Arquilau de Castro Melo lembrou que embora a gratuidade dos proclamas já esteja estabelecida por lei para noivos carentes, as pessoas que desejam formalizar a união encontram dificuldades no trâmite da documentação, ficando ainda mais difícil arcar com os custos da cerimônia.

O Casamento Coletivo reúne, em média, cinco mil pessoas, entre noivos, familiares e convidados, que participam ao ar livre de uma cerimônia civil com direito a decoração especial de casamento e apresentação musical, além das novidades que singularizam cada edição. Este ano a festa foi animada por uma apresentação do Jabuti Bumbá e pela voz de Verônica Padrão com a banda Pimenta de Cheiro. Ao final da cerimônia balões brancos foram soltos.

Marcadores: , ,

4 Comments:

Blogger Anna Lima Burns said...

Que emoção!

Um grande beijo a vocês!

Saudade, grande Pitter!

8:41 AM  
Blogger Alma Acreana said...

Caro Pitter,
Parabéns para você e família. Fico feliz por vocês!
Abraço,
Isaac Melo

4:32 AM  
Blogger Unknown said...

Parabéns, Pitter!

Alegrias e saúde e amor mais 70 anos.

Abraços,

Marcos Afonso.

5:37 PM  
Anonymous Anônimo said...

Queridos Pitter & Sônia,

Parabéns! Que continue o lado doce dos descobrimentos, da compreensão e do amor na vida de vocês juntamente ao Leonardo e Karina,
Tanti auguri,
Chagas Freitas (de SP)

5:27 AM  

Postar um comentário

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA