PITTER LUCENA

Jornalista acreano radicado em Brasília

Minha foto
Nome:
Local: Brasília, Distrito Federal, Brazil
PageRank

terça-feira, abril 08, 2008

VIDA DE JORNALISTA

Contam antigos alfarrábios que quando Deus liberou para alguns homens o conhecimento, determinou que aquele 'privilégio' iria ficar restrito a um grupo muito pequeno de pessoas. Neste pequeno grupo, porém, onde todos se acham 'semideuses', havia uma tribo que traiu as determinações divinas e divulgou o conhecimento para todos: era a tribo dos jornalistas. Deus, furioso com a divulgação de seus segredos, resolveu rogar algumas pragas sobre membros daquela tribo rebelde. Desde então elas perseguem a todos os jornalistas. São elas:

1º) Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental.

2º) Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.

3º) Terás gastrite, se tiveres sorte. Se fores como a maioria, terás úlcera, pressão alta, princípios de enfarte, estresse e depressão. E, perto de se aposentar, terás câncer.

4º) A pressa será tua sombra e tuas refeições principais serão o lanche da padaria da esquina, a pizza do pescoção ou uma coxinha comprada no boteco mais próximo do local onde realizarás as reportagens.

5º) Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo; se te sobrarem cabelos.

6º) Tua sanidade mental será posta em xeque antes de completares cinco anos de trabalho.

7º) Ganharás muito pouco, não terás promoção, não terás perspectiva de melhoria e não receberás elogios de seus superiores e leitores. Porém, as cobranças serão duras, cruéis e implacáveis.

8º) Trabalho será teu assunto preferido; talvez o único.

9º) A máquina de café será tua melhor colega de trabalho; a cafeína, porém, não fará mais efeito.

10º) Os botecos que ficam abertos de madrugada serão tua única diversão e somente neles poderás encontrar malucos iguais a ti.

11º) Terás pesadelos freqüentes com horários de fechamento, palavras escritas erradas, reclamações de leitores, matérias intermináveis, processos, gritos ao telefone... E, não raro, isso acontecerá durante o período de férias.

12º) Olheiras e mau humor serão teus troféus de guerra.

13º) Por mais que sejas um profissional ético, serás visto na rua como um canalha.

14º) E, apesar de tudo isso, haverá uma legião de 'focas' querendo ocupar o seu lugar.

Mesmo assim parabéns ao colegas jornalistas pela passagem do Dia do Jornalista, 7 de abril.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Pitter
Conheci teu blog num momento muito triste que foi quando o Andrey faleceu mas mesmo no momento em que eu vivia a dor mais intensa a tuas palavras, sinceras palavras descreveram com magnitude um homem simples porém essencial afinal a simplicidade é a essencia de uma boa vida.

Hoje completa 6 meses que Andrey partiu.

8:39 AM  

Postar um comentário

<< Home

FOTOS PITTER LUCENA